A norma KNX permite a cada fabricante selecionar o modo de configuração ideal, em conformidade com o mercado, o que permite a cada fabricante escolher a combinação certa para a aplicação e segmento alvo do mercado. A Norma KNX inclui 2 modos de configuração diferentes:
Modo S (Modo de sistema)
Este mecanismo de configuração destina-se a ajudar instaladores KNX bem formados a realizar funções de domótica sofisticadas. Uma instalação que consiste em componentes de “modo S” pode ser planeada por uma ferramenta de software comum (ETS® 3 Professional) com base em bases de dados de produtos fornecidas por fabricantes de produtos de modo S: o ETS também é utilizado para ligar os produtos e para configurá-los (isto é, definir os parâmetros disponíveis, conforme exigido pela instalação e download).O "modo S" oferece o mais alto grau de flexibilidade para a realização de funções de domótica.
Modo E (Modo fácil)
Este mecanismo de configuração destina-se a instaladores com formação básica em KNX. Os produtos compatíveis com “modo E” oferecem funções limitadas em comparação com o modo S. Os componentes de modo E já estão pré-programados e carregados com um conjunto de parâmetros predefinidos. Com um configurador simples, cada componente (principalmente as respectivas definições de parâmetros e ligações de comunicação) pode ser parcialmente reconfigurado.