A KNX é a única NORMA INTERNACIONAL aprovada em todo o mundo para domótica. A KNX está aprovada como:

  • Norma internacional (ISO/IEC14543-3)
  • Norma europeia (CENELEC EN50090 e CEN EN 13321-1 e 13321-2)
  • Norma chinesa (GB/Z 20965)
  • Norma ANSI/ASHRAE (ANSI/ASHRAE 135) 

Convergência de Batibus, EIB e EHS

As especificações anteriores à KNX, Batibus, EIB e EHS, surgiram por volta de 1990. Na altura, ninguém poderia prever os respectivos futuros individuais. Estas três soluções domésticas europeias altamente importantes para a domótica tentaram inicialmente desenvolver os respectivos mercados separadamente, e encontrar, cada uma, um lugar na normalização europeia. A Batibus teve resultados particularmente bons em França, Itália e Espanha, enquanto A EIB teve sucesso nos países germânicos e do Norte da Europa. A EHS foi à solução preferida para os fabricantes de produtos de linha branca e castanha.

Em 1997, os três consórcios encarregues das três especificações acima mencionadas decidiram unir esforços para desenvolver o mercado para as casas inteligentes, com o objetivo acordado de desenvolver uma nova norma industrial comum que pudesse também ser proposta como norma internacional. A especificação KNX foi publicada pela recentemente formada Associação KNX na Primavera de 2002. É baseada na especificação EIB, incrementada com novos mecanismos de configuração e meios de ligação originalmente desenvolvidos pela Batibus e EHS.

CENELEC 

Em Dezembro de 2003, o protocolo KNX, bem como os dois meios, TP (cabo torçado) e PL (corrente), foi aprovado pelos comités nacionais europeus e ratificado pelo CENELEC Bureau Technique como Norma Europeia EN 50090. O meio de ligação por radiofrequência KNX foi aprovado em Maio de 2006.

CEN 

À medida que a KNX oferece cada vez mais especificações que não são só utilizadas para a automação do equipamento eléctrico, mas também para aplicações AVAC, a Associação KNX propõe as respectivas especificações à CEN para publicação como norma europeia para sistemas de domótica. A CEN aceitou a proposta e as especificações KNX foram publicadas pela CEN como EN 13321-1 e EN 13321-2.

ISO/IEC

Tendo em conta o grande interesse em produtos compatíveis com KNX fora dos países europeus e respectiva tecnologia comprovada, a Associação KNX também iniciou os passos necessários para aprovar a norma KNX a nível internacional. Os países ativos em CENELEC propuseram a norma europeia EN 50090 para normalização pela ISO/IEC no final de 2004. Em Novembro de 2006 o protocolo KNX, incluindo todos os meios de transmissão (TP, PL, RF e IP), foi aprovado para publicação pela norma internacional ISO/IEC 14543-3-x. Desta forma, a KNX é a única norma aberta no mundo inteiro para domótica. 

SAC 

O grande interesse na China relativamente a produtos compatíveis com KNX e tecnologia KNX foi a principal razão para a Associação KNX ter a norma internacional ISO/IEC 14543 traduzida para chinês. O comité de normalização chinês, SAC TC 124, introduziu a norma KNX na China e adotou-a como norma GB/Z 20965 em Julho de 2007.

ANSI/ASHRAE

Também o acoplamento da KNX a outros sistemas de automação tem uma norma internacional: tanto a norma ANSI/ASHRAE 135 dos EUA como a ISO 16484-5 documentam o mapeamento entre KNX e BACnet.